Dave Mustaine
Página 1 de 1
Dave Mustaine
David Scott Mustaine (La Mesa, Califórnia, 13 de Setembro de 1961) é vocalista, guitarrista e líder do grupo Megadeth, o qual fundou após a sua saída da banda de Thrash Metal, Metallica. Dave é um pioneiro do estilo thrash/speed metal no mundo.
Começo de carreira
Dave Mustaine nasceu a 13 de Setembro de 1961 na cidade de La Mesa, Califórnia, Estados Unidos, filho mais novo de Emily e John Mustaine. Seu pai, John, era alcoólico e frequentemente batia na esposa e no pequeno Dave, que era o único filho homem. Após seus pais se divorciarem, Dave, sua mãe e suas irmãs passaram e mudar-se frequentemente para evitar contato com o pai violento. Aos 17 anos, ele alugou um apartamento para si e passou a traficar drogas para sobreviver. Uma de suas clientes estava quase sempre sem dinheiro, mas trabalhava numa loja de discos, e oferecia a Dave álbuns de artistas como Iron Maiden e Judas Priest para saldar as dívidas, o que o ajudou a moldar sua preferência pelo heavy metal. No final da década de 1970, Dave começou a aprender guitarra e juntou-se a uma banda chamada Panic por um curto período de tempo.
No ano de 1981, Mustaine conheceu Lars Ulrich através de um anúncio num jornal chamado Recycler, e entrou para os Metallica, juntamente com Ron McGovney no baixo.
Relatos narram seu envolvimento com o álcool, que fazia com que chegasse bêbado aos ensaios da banda. Sempre dando muito trabalho, bêbado e drogado, Dave acabou sendo expulso da banda: foi colocado, também embriagado, dentro de um autocarro (onde se pensa que ele começou a escrever "Set the World Afire"), e mandado para o outro lado do país; quando acordou, ao ver a sua situação, ficou furioso...
Mesmo saindo dos Metallica, Dave criou grande parte das letras, riffs e solos do primeiro álbum da banda, Kill 'Em All. Ele jurou vingar-se montando uma banda mais pesada que o Metallica.
Dave criou os Megadeth, uma banda de thrash metal. Mustaine montou a primeira versão dos Megadeth com o baixista David Ellefson, o guitarrista Chris Poland e o baterista Gar Samuelson. Com esta formação lançaram já em 1985 o álbum Killing Is My Business... And Business Is Good!, com boa aceitação do público e da mídia. Metade do dinheiro que eles ganharam da gravadora para produzir o disco foi usado para compra de drogas.
Após lançarem Peace Sells... But Who's Buying? em 1986, Chris Poland e Gar Samuelson foram despedidos da banda por Mustaine, sendo substituídos pelo guitarrista Jeff Young e pelo baterista Chuck Behler. Essa formação lançou um novo álbum chamado So Far, So Good... So What!, com destaque para a música 'In my Darkest Hour' que foi escrita por Dave Mustaine quando ele soube da morte de Cliff Burton, baixista dos Metallica. A letra da música, no entanto, não tem relação com o facto, e fala sobre uma ex-namorada de Mustaine.
O relacionamento de Mustaine com o restante do grupo nunca foi muito bom. Ele sofria de overdoses de drogas frequentemente, e foi preso muitas vezes por isso. Um dia a polícia prendeu-o por um motivo grave, oito tipos de drogas injectáveis. Após esse dia ele teve que ser internado numa clínica de reabilitação.
Meses depois Mustaine dizia-se um novo homem e reformulou a banda que passou a ser composta pelo guitarrista Marty Friedman, o baterista Nick Menza, Mustaine e Ellefson.
Esta formação lançou o álbum Rust in Peace, que foi sucesso de vendas em todo o mundo, e considerado por Mustaine como o melhor trabalho do grupo. Em 1992, lançaram Countdown To Extinction, com destaque para a faixa "Symphony Of Destruction".
O próximo álbum, Youthanasia, foi lançado em 1994; a faixa "A Tout Le Monde" foi, por cinco meses, uma das mais tocadas nas rádios dos Estados Unidos. Em 1995, eles lançam o álbum Hidden Treasures.
Em 1997 os Megadeth lança Cryptic Writings, um álbum que pretendia retornar a banda às suas origens, com músicas que lembram toda a carreira da banda: "She-Wolf", "Trust", "Secret Place", "Vortex", "FFF", "Almost Honest", e "The Disintegrators".
Nesse mesmo ano Nick Menza foi demitido da banda por Mustaine, devido a uma cirurgia que Menza precisou de fazer ao joelho. Ele foi substituído por Jimmy DeGrasso.
Em 1999, lançaram o álbum Risk, álbum que, apesar de decepcionar alguns fãs, gerou muitos adeptos e foi sucesso de vendas nos Estados Unidos. A música "Crush 'Em" virou tema de vários programas de luta, e a banda ganhou muitos prêmios.
Marty Friedman saiu em 2000, para seguir um estilo mais pop. Foi chamado para o seu lugar Al Pitrelli, da banda Savatage.
2001, ano do polêmico álbum The World Needs a Hero. A banda foi muito elogiada por este álbum, mas não fez tanto sucesso quanto seus antecessores.
Em 2002 Mustaine decide encerrar temporariamente o Megadeth por problemas com um nervo do seu braço. Naquela época ele entrou em crise com David Ellefson, e houve muitas brigas, inclusive judiciais. Ellefson saiu da banda para formar o F5.
O regresso
Em 2004, já recuperado, os Megadeth lança um novo álbum chamado The System Has Failed para muitos o melhor da história do grupo. As letras faziam ataque ao actual governo americano. Chris Poland (guitarra), Vinnie Colaiuta (bateria) e Jimmy Lee Sloas (baixo) completaram a banda.
Poucos dias depois, Mustaine anuncia uma nova formação, composta pelos irmãos Glen e Shawn Drover, dos Eidolon, e o baixista James MacDonough (ex-Iced Earth). Fazem uma turnê pelo mundo inteiro, em 2004 e 2005.
Ainda em 2005, os Megadeth lançaram Greatest hits: Back To The Start uma coletânea dos maiores sucessos. Em 2006, os Megadeth lançaram um DVD duplo intitulado Arsenal of Megadeth, trazendo diversos clipes e entrevistas numa ordem cronológica, e prometeram lançar um novo trabalho.
Em 2006, James MacDonough deixou a banda, para ser substituído por James Lomenzo (ex-Black Label Society).
United Abominations
Em Abril de 2007 os Megadeth lançaram o álbum United Abominations - um trocadilho com United Nations (Nações Unidas) - com músicas pesadas e de letras agressivas, com ataques directos às Nações Unidas e às guerras sem motivos. Este álbum foi motivo de discussão até dentro da ONU, que se pronunciou em público algumas vezes em sua defesa e retrucando as críticas do álbum.
«O [heavy] metal precisa novamente de um bom disco "old school", e eu acredito que o fizemos. Não chega a ser um "Rust in Peace 2", mas pode ser o trabalho que me faça esquecer tudo que aconteceu neste meio tempo.»
(Dave Mustaine, sobre o United Abominations)
Mustaine é casado com Pamela Casslebarry. Tem dois filhos. Justis, nascido em 1990 e Electra, nascida em 1998 e vive no Arizona com a sua família
Equipamento
Mustaine usou guitarras BC Rich no início da sua carreira, incluindo uma BC Rich de 10 cordas, onde Dave apenas usava as seis cordas normais.
Após mudar para a Jackson, Dave ajudar a re-desenhar o modelo King V. O modelo Mustaine KV1 tinha uma bridge Kahler e pickups Seymour Duncan JB-4 e Jazz-2. Também tinham 24 frets em vez dos originais 22 da King V.
Mais tarde Mustaine mudou para a ESP. A marca lançou uma DV8 Signature Model na convenção NAMM de 2004. Em 2005, Dave e a ESP lançaram a ESP Axxion, para comemorar o 20º aniversário dos Megadeth, daí ser AXXion em vez de Action.
No entanto, a 6 de Dezembro de 2006, Dave anunciou que ia deixar a marca ESP e mudar o seu patrocínio para a Dean Guitars. O seu novo modelo de guitarra foi revelado durante a convenção NAMM de 2007. O modelo chama-se VMNT. A forma da guitarra (V) é muito parecida com os seus primeiros modelos da Jackson e da ESP.
Mustaine trabalhou também, recentemente, com a Marshall para produzir as colunas 1960DM Dave Mustaine Signature Cabinets que usa com as cabeças Marshall JVM410H.
Fotos
[desde pequenino que se torce o pepino... Não, não são filhas, é o Dave com duas fãs holandesas]
[pastilhas num palco? ]
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|